Colaboração
Proporcionar o crescimento profissional do outro.
Notícias
Andrade Santos Advocacia Empresarial participa de evento sobre Inclusão promovido pela FENENSE
Andrade Santos Advocacia Empresarial participa de evento sobre Inclusão promovido pela FENENSE
Andrade Santos Advocacia Empresarial | 18.03.2019 03:56:03

Estas vidas, porque não escutá-las, lá onde falam por si próprias?

                                                                                                              Michel Foucault

 

          No último sábado 16 de março, aconteceu no auditório do Colégio Amadeus o minicurso  “O cotidiano da escola para todos (inclusiva): limites e possibilidades.”  O evento foi promovido pela FENENSE e teve como palestrante, Rejane Maia, Diretora Pedagógica do Colégio Apoio, instituição referência no estado de Pernambuco em acolher alunos com necessidades educacionais especiais.

           Rejane Maia, Mestra em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem pela Universidade Autônoma de Madri, iniciou o evento afirmando que “A inclusão é uma estrada a ser viajada, mas sem fim e com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações.” A especialista acrescentou que o desafio , além de gigante,  é  potencializado quando todos os envolvidos insistem em não mergulhar na compreensão desse cenário real de nossa sociedade.

          Questões legais, diferenciação de ensino, necessidade de formação continuada da equipe, reorganização curricular, adaptações curriculares, avaliação diferenciada, modalidades de apoio à inclusão e o valor da parceria escola-família foram os principais tópicos discutidos ao longo do minicurso.

          Diretores, coordenadores, professores e colaboradores de inúmeras escolas particulares que participaram do evento, tiveram a oportunidade de refletir, a partir do compartilhamento da experiência trazida pela especialista Rejane Maia, sobre os limites e as possibilidades que existem durante o processo de construção, de maneira inclusiva, de um cotidiano escolar para todos. 

         Não restam dúvidas de que compreender as mudanças legislativas, apenas, não é o suficiente. Faz-se necessário também, acompanhar   a maneira como as pessoas, na prática,  acolhem e se comportam com os impactos e efeitos  trazidos por toda e qualquer alteração de normas legais,  a exemplo  da Lei 13.146/2015 (lei da inclusão). Dessa forma, participar de eventos do segmento educacional, especialidade do nosso escritório, é uma excelente oportunidade de acessar as novidades, discutir possíveis interpretações das leis e posteriormente formular teses que contribuam para o bem da coletividade envolvida. O time ANDRADE SANTOS ADVOCACIA EMPRESARIAL permanecerá na busca constante pelo conhecimento que eleve e qualifique a prestação de serviço aos seus clientes.

 

 

 

Advogados Aracaju
Receba nossa Newsletter:
Cadastrar