Colaboração
Proporcionar o crescimento profissional do outro.
Notícias
A Fecomércio/SE instala a câmara de GRC e empossa como coordenador o advogado tributarista Gustavo Andrade
A Fecomércio/SE instala a câmara de GRC e empossa como coordenador o advogado  tributarista Gustavo Andrade
Andrade Santos Advocacia Empresarial | 13.02.2019 02:06:46

Para melhorar o ambiente corporativo e empresarial, a Fecomércio imprime uma iniciativa inovadora em todo o Brasil, com a implantação da Câmara de Governança, Riscos e Compliance* (GRC). A instalação aconteceu na tarde de segunda-feira (11), com o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, dando posse ao coordenador, o advogado tributarista Gustavo Andrade. A Câmara de GRC terá como principal objetivo difundir informações que auxiliem o empresário na prevenção de riscos, mediante a observância dos conceitos de governança e das normas legais vigentes. A Câmara de GRC terá como missão, igualmente, elevar o nível de consciência dos empresários sergipanos, com vistas a prevenir e evitar a criminalização de suas atividades.

As empresas, cada vez mais, em razão do contexto nacional e internacional, necessitam compreender os novos desafios impostos pelas novas regras de comportamento corporativo e exigências legais.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, ao empossar o coordenador Gustavo Andrade, coloca a Fecomércio Sergipe na vanguarda nacional no que diz respeito à reflexão profunda dos aspectos Governança, Riscos e Compliance no Brasil.

“Desenvolver a Câmara GRC em Sergipe é um passo importante para nosso mercado e para todo o setor produtivo do estado. Promover por meio desta câmara o melhoramento empresarial é fundamental para o novo mundo dos negócios, que se moderniza a cada dia e que demanda ações que deem mais valor às empresas e de modo que o meio empresarial, o mercado, o poder público e as organizações vejam as empresas com os olhos da ética e responsabilidade. A aplicação da GRC nas empresas é comum no mercado internacional, e isso melhorará muito a imagem institucional empresarial, promovendo harmonia e mais competitividade no mercado, com as empresas destacando-se diante da aplicação dos princípios da Governança, Gestão de Riscos e Compliance”, afirmou o presidente Laércio.

O coordenador da Câmara, Gustavo Andrade, lembrou que os empresários precisam estar preparados para o futuro e a evolução das relações econômicas de mercado e destacou que isso perpassa pela evolução da mentalidade empresarial.

“O ambiente corporativo está passando por profundas transformações, sejam tecnológicas sejam éticas. A transparência, antes um valor, passou a ser imposição legal. As mudanças, porém, foram muito além. O cumprimento de normas de governança, tributárias, trabalhistas, e mais de perto as constantes das leis anticorrupção e da livre concorrência, mudaram as referências quanto aos comportamentos legalmente aceitáveis. A necessidade de adequação às normas legais de conformidade passou a ser condição para existência dos negócios e sua não observância uma escolha de altíssimo risco”, comentou.

Com a instalação da Câmara GRC, a Fecomércio reforça seu compromisso com os empresários em buscar a integração da economia, com a proposta de um modelo único de trabalho que defina as questões da liderança de mercado, antecipação e prevenção de riscos e adequação às questões legais e conquista de objetivos de expansão.

 

 

 

*O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

 
Advogados Aracaju
Receba nossa Newsletter:
Cadastrar